24 de jan. de 2013

O jogo mais popular do Facebook em 2012


SongPop é o jogo mais popular do Facebook em 2012

Trivia recria mecânica de programas de TV onde objetivo é adivinhar a música

A lista dos 25 jogos mais populares do Facebook foi anunciada no final de dezembro, durante uma conferência sobre internet realizada em Paris, na França. Segundo o relatório divulgado pela própria rede social no evento LeWeb, o SongPop, que desafia os participantes, reunidos aos pares, a responder qual o nome da canção reproduzida pelo programa, ou seu intérprete, foi o game mais jogado no Facebook em 2012.
Logo do aplicativo 'Song Pop' (Divulgação)

Song Pop leva velho 'Qual é a música?' para mundo dos games e rede social
SongPop, bem como o jogo Draw Something, cujo objetivo é adivinhar um desenho, virou febre no Brasil em meados de junho. Sua popularidade no país caiu nos meses seguintes, a exemplo do que também aconteceu com outros títulos similares, como o próprio Draw Something.
A lista é baseada na avaliação dos usuários e também na forma como eles interagem com o jogo. No levantamento de 2011 nenhum título musical apareceu entre os títulos mais populares na rede social.

 
A Zynga, desenvolvedora de FarmVille, é quem domina a lista anual com seis jogos entre os 25 mais populares. Outros games, contudo, desenvolvidos fora dos Estados Unidos, também figuram entre os títulos mais famosos da plataforma.
Segundo a FreshPlanet, desenvolvedora de SongPop, mais de 60 milhões de pessoas já jogaram o game. Confira a seguir a lista dos 10 primeiros títulos mais populares no Facebook: 
1º SongPop (FreshPlanet)
 Dragon City (Social Point)
3º Bike Race (Top Free games)
4º Subway Surfers (Kiloo)
5º Angry Birds Friends (Rovio)
6º Farmville 2 (Zynga)
7º Scramble with Friends (Zynga)
8º Clash of Clans (Supercell)
9º Marvel: Avengers Alliance (Playdom)
10º Draw Something (Zynga)

As cinco razões do sucesso do Song Pop

O Song Pop acrescenta um elemento ao prazer de competir: a possilibildade de exibir conhecimento. Quem não gosta de mostrar que sabe mais? O desafio é desvendar músicas e intérpretes. O jogo é generoso: em vez de apresentar canções obscuras, põe na disputa bandas e cantores notórios. Assim, ninguém fica de fora da brincadeira.

O Song Pop permite que seus usuários brinquem com desconhecidos. Ele possibilita ainda que seus usuários acessem seus perfis no Facebook, localizando ali nomes e rostos familiares para desafiá-los.

Ao contrário de outros jogos, o Song Pop não ficou restrito ao ambiente de smartphones, em aplicativos para as plataformas iOS, da Apple, e Android, do Google. O jogo avançou muito ao lançar um aplicativo para Facebook – ali, tem um público potencial de 900 milhões de usuários. A estratégia ampliou o alcance do título, possibilitando que ele seja jogado a partir de computadores.

Jogos no formato "qual é a música" já são amplamente conhecidos pelo público. Há muitos anos, a TV fez o serviço de popularizar o gênero. Isso aproxima jogadores de todas as idades do Song Pop: os mais jovens se divertem com as músicas, enquantos os mais velhos relembram a antiga diversão.

Ao iniciar o jogo, o usuário só pode escolher entre algumas poucas playlists – é o caso da lista músicas de rock dos anos 80. Depois de acumular pontos, o jogador pode comprar playlists de outros gêneros, como funk carioca e música eletrônica. Dessa maneira, o jogo ganha variações e estimula o usuário a seguir brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário