9 de fev. de 2013

5 novas funcionalidades para 2013

Para este ano estão previsto novas funcionalidades para o Facebook, uma delas, eu já comentei aqui que é o Graph Search, ou Busca Social.

 

Estarei mostrando outros conjuntos de novas funcionalidades e medidas que o Facebook já apresentou para 2013 e que têm causado excitação e, ao mesmo tempo, polêmica entre os usuários e os community managers.

Apesar de muitas dessas alterações serem direcionadas ao usuário comum, você deve preparar-se da melhor forma e saber como tirar partido destas mudanças em benefício de sua estratégia de social media marketing.

Confira 5 novas funcionalidades e medidas divulgadas pelo Facebook  no início de 2013:

Graph Search


A Busca Social foi a grande novidade anunciada pelo Facebook em Janeiro. Esta ferramenta permite que os usuários encontrem outros internautas registados na rede ou fanpages, de acordo com os filtros de pesquisa criados.
Apesar de estar ainda na versão beta e ser necessário um registo (e uns dias de espera) para utilizar esta funcionalidade,  o Facebook planeia alargar a sua utilização a todos os usuários, pelo que a página da sua empresa deve estar preparada!
Se certifique que o seu negócio está corretamente categorizado e todos os campos correspondentes à sua localização estão preenchidos. Desta forma, terá mais probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisas locais para o seu tipo de negócio.
Se quer aumentar esta probabilidade, deve repensar sua estratégia de engajamento com os seus seguidores. Esta é a métrica responsável pelo seu lugar no ranking de pesquisa.

Regra dos 20%


A polêmica surgiu em Dezembro, quando o Facebook relembrou que as fotos de capa das fanpages e todas as imagens que fizessem parte de uma publicidade não poderiam conter mais do que 20% de texto.
O tamanho atual desta rede social leva-nos a pensar que é uma tarefa impossível analisar todas as fotos de capa e imagens promovidas. No entanto, desde 15 de Janeiro, foram várias as páginas a reportar a perda das suas fotos de capa ou a não aprovação de anúncios.
Esta medida, que teve como intenção proteger o usuário de mensagens publicitárias, acabou esquecendo os administradores das fanpages que acrescentaram às suas tarefas habituais, o cálculo da quantidade de texto permitido.

Aplicativo Facebook Pages
 
O aplicativo Facebook Pages, antes disponível apenas para os usuários com iPhone, foi recentemente liberado também para o sistema operativo Android. Esse aplicativo permite que o administrador de uma página possa postar novos conteúdos na sua fanpage, a partir de qualquer lugar e sem necessitar do seu computador. Apesar de ser uma nova funcionalidade com menor visibilidade,  ela representa uma revolução nos hábitos dos Community Managers ou gestores de negócios.


Novo Layout da Timeline

No início de Janeiro, o Facebook lançou um novo layout da sua timeline para os usuários na Nova Zelândia, caraterizado por uma coluna única para posts.
Apesar de estar ainda numa fase de testes, tudo indica que a rede social vai optar por esse novo design do perfil pessoal dos usuários. Ainda não é claro se as intenções da rede passam também pela mudança do layout das páginas. Mas à semelhança do que aconteceu no passado, é provável que Zuckerberg opte por um design uniformizado da sua rede.

Serviço de Mensagens Pago


Ainda em fase de testes, esta funcionalidade permite que você envie uma mensagem diretamente para a inbox de um desconhecido em troca do pagamento de uma taxa.
Numa primeira análise, esta pode parecer uma medida sem sentido.
Mas com o lançamento de uma ferramenta de pesquisa tão poderosa como o Graph Search – que estará ao dispor tanto do comum usuário, como do administrador de páginas – esta é uma medida essencial para proteger os internautas de mensagens de spam.
Para as empresas, esta nova funcionalidade pode se transformar num recurso muito valioso para comunicar com os seus clientes ou até para chegar a influenciadores do mercado.

via : Gestão de Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário